Co-Viva | Serviços
16032
page,page-id-16032,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-7.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.5.2,vc_responsive

CONSULTORIA DE COCRIAÇÃO

A forma de consumir produtos e serviços mudou, a economia mudou, os processos mudaram. Quantas empresas e organizações estão preparadas para atuar nesse novo tipo de cenário?

 

A CO-VIVA ajuda empresas a inovar e evoluir através da cocriação.

 

Sabemos que empresas vivem numa corrida em busca de constante inovação para que seus produtos e serviços não fiquem obsoletos. Desde que a internet chegou, a possibilidade de troca de conhecimento e ideias com o consumidor foi introduzida na forma de fazer negócios. Assim, empresas e sociedade podem dialogar e construir juntos os produtos e serviços que julgarem relevantes. Isso alterou a regra do jogo de se vender e consumir, já que o consumidor não é visto mais como consumidor final, mas como cocriador de produtos e serviços.

 

A cocriação pode ser implementada de muitas formas e em diferentes escalas. O exemplo acima é o mais comum. A cocriação pode acontecer em menor escala, ou seja, da porta para dentro, promovendo troca entre funcionários de uma mesma empresa para gerar inovação e motivação, e até mesmo em uma escala maior, ou seja, da porta para fora, criando um serviço junto com uma comunidade. Para cada cenário existe a melhor metodologia e a melhor aplicação da mesma.

 

A CO-VIVA ajuda empresas a entender e escolher esse cardápio de oportunidades.

Nosso trabalho é desenvolver ambientes inovadores gerando valor econômico e social, melhorando o posicionamento competitivo dos nossos clientes, aumentando o crescimento sustentado do negócio.

SERVIÇOS

Pesquisas de Mercado: Elaboração de pesquisas quantitativas e qualitativas utilizando metodologias inovadoras como Investigação Apreciativa, Netnografia, Construcionismo Social e Storytelling.

investigacao-apreciativa

Investigação Apreciativa:

Essa metodologia coevolucionária busca revelar o melhor das pessoas e de suas organizações. Através da Psicologia Positiva, fazemos uma investigação de possibilidades positivas, porém desconhecidas, inexploradas em cada organização ou comunidade. Ao invés de perguntarmos “o que está errado” perguntamos “o que é possível”.
Referência: Cooperrider & Whitney

netnography

Netnografia:

 

Metodologia que derivou da Antropologia e analisa o comportamento de indivíduos e comunidades na Internet. É capaz de revelar aspectos do comportamento e como a troca de informações acontece em comunidades virtuais (Referência: Kozinets). A CO-VIVA é especialista em pesquisas usando netnografia no Brasil.

fashion-men-vintage-colorful

Construcionismo Social:

É uma abordagem relacional e discursiva para a ciência que busca  entender o significado e a realidade de uma comunidade específica, o  que a torna apropriada para estudar sistemas complexos.
Referência: Gergen

hands-hand-book-reading

Storytelling:

 

Pode ser uma ferramenta de informação ou coleta narrativa de  articipantes que explora o modo como as pessoas interpretam o mundo e
seu lugar nele, o que muitas vezes pode ser difícil de avaliar por métodos tradicionais de pesquisa. É considerada uma ferramenta geradora de codesign que capta a auto­expressão dos participantes.
Referência: Sanders

Consultoria de Inovação: Desenvolvemos soluções únicas e  personalizadas de cocriação. Trabalhamos com as  metodologias  mais  inovadoras  do  mercado  aplicando-­as  de  acordo  com  cada  projeto  ou  empresa  que trabalhamos. Somos especialistas no Canvas Colaborativo e na  Estratégia do Oceano Azul.

hands-people-woman-working

Cocriação:

 

É uma iniciativa de gestão, ou forma de estratégia econômica, que une por um propósito, clientes, empresas e a sociedade para construir algo juntos. É quando empresas decidem produzir produtos e serviços COM as pessoas e não somente PARA elas.
Resource: Prahalad & Ramaswamy.

red-hands-woman-creative

Engenharia da Imaginação:

Uma metodologia do design que foca no estudo das empresas. É uma nova proposta para a inovação estratégica de negócios que inspira todos os envolvidos em cocriar valor mútuo e recíproco. Objetiva conceituar e modelar novos comportamentos e formas de gestão de empresas, abraçando formas mais participativas de se criar valor.

Referencia: Diane Nijs.

desk-office-pen-ruler

Canvas Colaborativo:

 

Metodologia desenvolvida pela CO-VIVA que mapeia as diferentes propostas de valor de empresas cocriativas. O Business Model Canvas de Alexander Osterwalder foi adaptado para as práticas da cocriação, tornando assim fácil a visualização de como diferentes valores serão coconstruídos com stakeholders.
Referência: Maria Clara Bianchini Borduque.

beach-summer-summer-vibes

Estratégia do Oceano Azul:

Estratégia do oceano azul geralmente se refere à criação por uma empresa de um novo espaço no mercado, incontestável, que faz com que os concorrentes fiquem irrelevantes e que, cria um novo valor para o consumidor, muitas vezes, enquanto diminui os custos.
Referência: Kim & Mauborgne

Cursos e Workshops: Ministramos cursos livres e in­company para compartilhar conhecimento e ferramentas práticas. Acreditamos que conhecimento compartilhado se multiplica e, ainda, ajuda a construir uma sociedade mais colaborativa. Fique sabendo sobre os nossos próximos cursos através do nosso blog. Fale conosco para obter mais informações sobre cursos e workshops de Inovação e cocriação para a sua empresa.

desk-office-hero-workspace

Cocriação:

 

Entenda porque esse tema está sendo tão falado. Qual a real importância e a mudança que a cocriação traz para os negócios e para a sociedade? Vamos compartilhar conceitos chaves que te darão uma visão ampliada do tema te empoderando a começar cocriar.

startup-photos

Canvas Colaborativo:

 

Se  o  seu  negócio  ou  a sua ideia é muito mais do que  apenas  vender produtos  ou  serviços,  se você  quer  criar  uma comunidade e fomentar a troca  de  conhecimento mútuo,  construindo  uma empresa  com crescimento  sustentável, este  workshop  é  para você!

pexels-photo (1)

Be­Storm:

 

Você já deve ter participado de um Brainstorm alguma vez na vida. O Be­storm é uma nova proposta onde acessamos a criatividade, a inteligência e a imaginação coletiva para geração de idéias. Essa ferramenta visa o empoderamento criativo de pessoas e empresas.

animal-22066_640

Liderança Colaborativa:

Quais os desafios dos líderes na era das redes? Como liderar empresas que produzem produtos e serviços COM as pessoas e não somente PARA elas? Quais práticas devem ser abraçadas e quais devem ser estacionadas?