Co-Viva | CONHEÇA A POST-IT RESEARCH
16269
single,single-post,postid-16269,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.5.2,vc_responsive
 

CONHEÇA A POST-IT RESEARCH

post_001_001

14 abr CONHEÇA A POST-IT RESEARCH

O QUE É

A POST-IT RESEARCH é uma metodologia divertida e moderna, formulada a partir da combinação dos métodos de pesquisa mais atuais da Psicologia Social, que busca fazer uma comunidade (um grupo de pessoas) enxergar e se reconhecer pelo seu denominador comum, ou seja, pelo seu ponto de convergência.

startup-593343

PORQUE É IMPORTANTE

Estamos atravessando uma mudança de paradigma global nos setores econômicos, sociais e políticos. Diferentes segmentos de mercado estão abrindo espaço para novas formas de relacionamento com clientes, fornecedores e a sociedade, devido a introdução de novas tecnologias. Portanto, faz-se necessário reconhecer o ponto de convergência de muitos profissionais dessas áreas, como primeira ação rumo a mudança coletiva almejada.

COMO FUNCIONA

Imagine um grande evento acontecendo, aqueles com palestrantes renomados, salinha de coffee break para networking, e pessoas distribuindo seus cartões. No hall aonde acontece o coffee-break do evento (ou outro local aonde as pessoas estarão fazendo networking), haverá uma parede (ou painéis de cortiça para afixação de papéis) separada para acontecer a POST-IT RESEARCH. No centro dessa parede, um papel anuncia a pergunta central da pesquisa, como por exemplo:

“O que eu posso fazer para tornar a cidade de São Paulo mais segura?”

Para a formulação da pergunta, iremos usar as metodologias da Investigação Apreciativa e do Construcionismo Social, que acreditam que palavras criam realidades. Portanto, a pergunta deve ser elaborada de tal forma que se possa adentrar o imaginário coletivo dos participantes, e inspirar a construção de um futuro positivo do qual todos fazem parte e contribuem para a sua elaboração. A CO-VIVA estará do lado da parede, e convidará todos os participantes do evento a responderem essa pergunta. Para responder, basta pegar um post-it, escrever a sua resposta nele, e cola-lo na parede. O tempo exigido de cada participante é bem pequeno, e as respostas ficarão anônimas.

A CO-VIVA faz o trabalho de tabulação da pesquisa em tempo real (atualizado a cada 1 hora, dependendo da adesão dos participantes). Um quadro ao lado da parede é abastecido com os resultados até em tão recebidos, além de uma perspectiva do perfil dos respondentes em categorias. Esse quadro irá apresentar os resultados e será uma pré-tabulação e análise das respostas recebidas. Para a tabulação e análise, usamos a metodologia da Colour Coding technique, desenvolvida pela USP em 2007, que separa as respostas em temas e cores. As respostas são tabuladas em temas, como por exemplo: projetos governamentais, projetos privados, mudanças no fator humano, etc.  Os respondentes poderão ser classificados em categorias, como por exemplo: cargos que possuem, país de origem, tipo de instituição que representam, dados demográficos, etc.

A mesma pergunta poderá ser publicada nas redes sociais do evento (e/ou CO-VIVA) pedindo que as pessoas participem de forma virtual também. Ao final do evento, CO-VIVA recolhe todos os post-its, finaliza a tabulação, escreve um relatório sobre a pesquisa realizada, encontra o(s) denominador(es) comum que todos os respondentes tocaram e, envia para todos os participantes que disponibilizaram emails para esta finalidade.

QUAL A DIFERENÇA DE UMA PESQUISA COMUM

  • é mais divertido: post-its coloridos numa parede soa bem mais divertido do que longos questionários de pesquisa;
  • é mais rápido: uma pergunta-chave cuja resposta cabe num post-it;
  • é mais barato: com certeza post-it é mais barato que software de pesquisa online;
  • é mais pessoal: a resposta acontece após uma interação pessoal durante um evento físico;
  • é mais inovador: através dessa técnica teremos acesso a imaginação, criatividade e inteligência coletivas para a solução de uma pergunta. Utiliza as metodologias que estão super populares no momento como Cocriação e Storytelling, agregando valor ao seu evento;
  • garante o resultado: no final da pesquisa você terá muitos insights;
  • é mais inspirador: você acompanha “real-time” a resposta de outros participantes, e começa a visualizar as soluções que todos estão trazendo para a pergunta da pesquisa.
  • é mais empoderador: participando uma vez dessa pesquisa, você aprender a sua simples (porém profunda) metodologia, e fica empoderado a aplica-lá também.

METODOLOGIAS USADAS

Cocriação

Investigação Apreciativa

Construcionismo Social

Storytelling

Colour Coding

DESENVOLVEDOR E FACILITADOR

CO-VIVA :: Consultoria de Cocriação

No Comments

Post A Comment